Foi dentro das paredes da unidade Perfisa, em Sinop, que se desenvolveu o projeto do Enleirador de Raízes e Pedras PP704 Girassol em modelo único. O implemento agrícola inovador mecanizou o processo de limpeza de solos, preparando-os para o plantio. Até então esse serviço era exclusivamente manual. Era um período de abertura de áreas no norte de Mato Grosso onde os produtores precisavam retirar as raízes e tocos que ficavam no solo após a abertura, diante disso, o Girassol foi projetado e fabricado para atender a esta demanda.
A empresa que detém a propriedade intelectual do produto sendo que sua fabricação é feita 100% em Sinop e aproximadamente 90% de toda a estrutura é produzida dentro da Perfisa. A exceção são alguns componentes, como os pneus etc. As primeiras unidades começaram a ser fabricadas em 2004.
Hoje o Enleirador é empregado no processo de abertura de áreas novas e de pastagens degradadas ou em solos rochosos, para enleiramento de pedras, ou seja, aperfeiçoado e adaptado conforme a necessidade de cada região, sempre com um bom desempenho.
Aplicação que tem impulsionado a expansão da nova fronteira agrícola brasileira conhecida como “MATOPIBA”, por estar situada nos estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. É nesse triângulo de chapadões que estão sendo transformados em lavouras de soja que se concentra mais da metade de Enleiradores produzidos pela Perfisa. O equipamento, devidamente adaptado pela empresa, é utilizado para o enleiramento de raízes e pedras.
O Enleirador de Raízes e Pedras modelo PP704 GIRASSOL é fabricado com chassi reforçado, o implemento mede 9 metros de comprimento sendo composto de 7 rosetas de 1,40 metro de diâmetro, com 20 dentes triplos em cada roseta, o maquinário tem regulagem de 3,00 a 3,20 metros por passada ele pesa 4 toneladas pode ser rebocado com um trator traçado, a partir de 130 cavalos.
Em áreas já gradeadas, o equipamento enleira todos os resíduos que estiverem soltos sobre a superfície, é robusto, tem sistema de molas especiais articuladas que resistem às raízes fixas no solo. O hidráulico do trator é usado somente para suspender as rosetas em manobras, sendo que o restante do funcionamento é de arrasto.
Produtores rurais que utilizam o implemento registraram uma média de desempenho no enleiramento de raízes e tocos, na ordem de até 25 hectares por dia de trabalho (jornada de 10 horas). Com o implemento, a redução de mão de obra contabilizada foi em torno de 90%.